Já alguma vez reparou quão calmas as crianças ficam quando estão a pintar? Parecem tão tranquilas que quase nos apetece entrar nesse encantado mundo de colorir. Pode crer que não é o único que sente essa vontade e essa é uma das razões pelas quais a popularidade dos desenhos de colorir para adultos cresceu exponencialmente.

O que torna os desenhos de colorir tão populares? A resposta é que oferecem inúmeras fantásticas vantagens e ajudam a melhorar uma vasta gama de várias habilidades importantes. Uma das maiores vantagens dos desenhos de colorir é o efeito relaxante que podem exercer sobre as pessoas.

Se tiver um(a) filho(a) ansioso(a), dar-lhe um desenho para colorir pode ser uma das decisões mais importantes a tomar. Os desenhos de colorir vão fornecer ao seu rebento algumas formas bem eficazes de lidar com a ansiedade. O seu filho ou filha vai sentir uma drástica redução do stress, tornando-se assim mais saudável e feliz. Avalie por si mesmo como os desenhos de colorir para crianças podem ajudar o seu filho ou filha a ultrapassar a ansiedade e a sentir-se muito melhor.

 

Focar-se na Pintura de Desenhos Pode Ajudar o Seu Rebento a Relaxar

Quando as crianças se concentram numa atividade em particular, neste caso em colorir desenhos, não lhes resta tempo para pensar em mais nada a não ser na tarefa que têm em mãos. Concentram-se no momento e no ato de colorir em vez de pensarem em coisas que lhes causem ansiedade. O seu filho ou filha começa a pensar nas diferentes imagens dos desenhos de colorir que começam a ganhar vida e não nas preocupações e pensamentos negativos que possam estar presentes na sua cabeça.

A mente das crianças transforma-se num mundo maravilhoso repleto de imagens coloridas, e formas e padrões em movimento. Os desenhos de colorir acionam a criatividade, algo que ajuda as crianças a descontrair e a relaxar. O ato de colorir fará com que o mundo em torno do seu filho ou filha se desvaneça, mesmo que apenas durante algumas horas. Com o passar do tempo, se o seu rebento continuar a pintar com frequência, conseguirá com certeza ultrapassar completamente a ansiedade.

 

Pintura e Mindfulness

 

image01

Os desenhos de colorir introduzem a mindfulness na vida do seu filho ou filha. A mindfulness pode ser definida como aquele momento exato em que o seu rebento se foca no projeto que tem em mãos e utiliza esse foco para substituir todos os pensamentos desagradáveis e negativos por pensamentos agradáveis e positivos, prevenindo em definitivo a entrada dos primeiros na sua mente.

Este processo pode oferecer grandes vantagens terapêuticas e ao nível da saúde para as crianças, e reduzir muito os sentimentos de ansiedade. Enquanto estão a pintar, em vez de estarem focados em muitas coisas e atividades, as crianças estão focadas numa única coisa – pintar diferentes formas e padrões para que cada detalhe se encaixe perfeitamente de acordo com a forma como a criança o idealizou. Concluir um desenho de colorir dará à criança um sentido perfeito de conquista e, indubitavelmente, a fará feliz.

 

Pintar Pode Ser Benéfico Para o Estado de Espírito da Criança

Submergir no processo de colorir pode melhorar enormemente a disposição e elevar o estado de espírito da criança. Tendo em consideração que os desenhos de colorir despoletam a imaginação e a criatividade, os desenhos de colorir ajudam as crianças a expressar os seus pensamentos e a sua personalidade. Ao fazê-lo, a criança irá concluir a pintura de cada imagem no livro de colorir rapidamente, resultando num maior sentido de sucesso.

Quando as crianças têm presente esse sentido de sucesso e conquista, e vêm aquilo que conseguiram fazer, algo que atingiram sozinhos, a autoestima será uma realidade e a sua confiança aumentará muito. A disposição do seu filho ou filha irá melhorar muito, fazendo-o esquecer a ansiedade causadora do stress. Por outras palavras, o seu rebento ficará entusiasmado e feliz.

 

Os Desenhos de Colorir Podem Ter Efeitos Semelhantes à Meditação

 

image02

Quando as crianças se concentram em toda a espécie de pormenores ao pintarem, incluindo as linhas, as formas, os padrões e as cores, todo o processo pode ter efeitos semelhantes à meditação sobre elas.

Ao pintarem, as crianças experimentam o sentimento de segurar num lápis, numa caneta ou num smartphone, e a sensação física de tocar no papel ou no ecrã. Fazer traços diferentes e movendo-se em ritmos diferentes ao preencherem as diversas formas e padrões das imagens presentes nos desenhos de colorir, tende a ser algo bem relaxante. Quando as crianças praticam essa atividade concentrada durante algum tempo, o processo converte-se numa espécie de meditação.

Este é um tipo de sentimento completamente diferente daquele que se obtém com a meditação tradicional que se foca sobretudo nas técnicas de respiração e no imobilismo. Esta espécie de meditação proporciona o desprendimento emocional ao mesmo tempo que há prática física, nesta situação em concreto, colorir. Se não eliminar completamente o stress na criança, pintar definitivamente redu-lo, acalmando e relaxando a mente.

 

Pintar Reduz a Atividade da Amígdala

Quando estamos a pintar, ambas as áreas dos hemisférios do nosso cérebro estão ativas. Esse processo envolve lógica, usada para colorir diferentes formas, e criatividade, utilizada para combinar as diferentes cores. Deste processo resulta a ativação das áreas do córtex cerebral envolvidas nas capacidades visuais e motoras.

O processo de pintar descontrai a criança e diminui bastante a atividade da amígdala, a parte do cérebro responsável pelo controlo das emoções. Quando essa parte do cérebro está ativa, a criança está num estado de stress, preocupação e pânico constantes, e pintar pode ajudar a combater ou funcionar como uma fuga a esses estados, acalmando a criança. É uma técnica de relaxamento excecional, sendo por isso outra razão pela qual deve dar ao seu filho ou filha o máximo de desenhos de colorir que for possível para ajudar a ultrapassar a ansiedade.

Submergir numa atividade criativa como pintar, é um ótimo meio de combater a ansiedade e o stress. É por isso que os desenhos de colorir podem desempenhar um papel fundamental para lidar com questões relacionadas com a ansiedade. O mais importante é não se focar em quantas imagens a criança consegue concluir, mas antes no simples processo de pintar. Pode comprar vários livros de colorir para o seu filho ou filha, mas também pode escolher apps de livro de colorir para que ele ou ela se dedique a esta atividade. Desta forma, pesquise e descubra os melhores livros de colorir que farão feliz o seu rebento.